As tropas ucranianas destruíram o tanque russo mais moderno, o T-90M Proryv usando dois veículos de combate M2A2-ODS Bradley.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Em um recente confronto na vila de Stepove, tropas ucranianas enfrentaram um tanque russo T-90M “Proryv” a uma distância extremamente próxima, coordenando o combate com o auxílio de drones de reconhecimento, segundo relatos do Militarnyi.
As forças ucranianas, utilizando táticas precisas, conseguiram interromper o sistema de combate do tanque, fazendo com que a torre girasse descontroladamente. Esse ataque levou o tanque a colidir com árvores e parar, forçando a tripulação russa a abandonar o veículo incapacitado. Esses eventos foram confirmados por imagens capturadas por um drone de reconhecimento.
Testemunhas oculares militares relataram que a maior parte da operação foi executada com sucesso por dois veículos blindados Bradley. As imagens de combate mostraram a neutralização efetiva do T-90M “Proryv”, um tanque que representa a modernização do principal tanque de batalha T-90 das forças armadas russas, equipado com blindagem aprimorada, um canhão principal de 125 mm mais eficiente e sistemas de proteção ativa e passiva.
Enquanto a mídia estatal russa promove o T-90M Proryv como o veículo blindado mais avançado do mundo, adequado para a guerra moderna, este incidente demonstra vulnerabilidades significativas. O presidente russo Vladimir Putin, em entrevistas com blogueiros militares pró-Rússia, afirmou que a chamada “operação militar especial” na Ucrânia confirmou a superioridade do T-90M Proryv como o melhor tanque de batalha principal do mundo.
Este episódio notável do conflito entre Ucrânia e Rússia sublinha o impactante apoio dos Estados Unidos à Ucrânia, evidenciado pelo fornecimento de 109 M2A2-ODS Bradleys e quatro veículos de combate da variante B-FIT, reforçando a resistência ucraniana diante da ofensiva russa.
Foto e vídeo: Twitter @DefenceU